SOCIAL MEDIA

Pesquise aqui

24 de fev. de 2013

Odontologia Legal: Marcas de Mordida


Em Odontologia legal denominam-se marcas de mordida as marcas deixadas por dentes de humanos ou de animais na pele de pessoas vivas, cadáveres ou em objetos inanimados relativamente moles. As marcas de mordidas são de grande importância desde que servem como provas médico-jurídico em vários casos de delitos.

Pontos fundamentais obtidos através das marcas de mordidas, prioridades, característica de mordidas humanas e de animais, procedimentos para a identificação etc.

ACESSE TODO CONTEÚDO EM PDF A SEGUIR:



18 de fev. de 2013

Materiais Dentários: CIMENTOS DE IONÔMERO DE VIDRO.

Todas as características do cimento de ionômero de vidro e cimento de ionômero de vidro resinoso.
Componentes do pó e do líquido, como ocorre a reação de presa do CIV, seu mecanismo de adesão, tipos de CIV, manipulação do material etc.





ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO EM PDF A SEGUIR:


17 de fev. de 2013

Materiais Dentários: Cimento de fosfato de zinco e cimento de óxido de zinco e eugenol.



Os cimentos odontológicos são substâncias que tomam presa para agir como base, forrador, material restaurador ou adesivo, para reter dispositivos e próteses á estrutura dentária ou exercer mais de uma dessas funções ao mesmo tempo.

Conheça sobre os cimentos odontológicos: Cimento de fosfato de zinco e cimento de óxido de zinco e eugenol. Sua propriedades, sua manipulação, seu tempo de trabalho e presa etc.

PARA ACESSAR TODO CONTEÚDO EM PDF, CONTINUE A SEGUIR:


13 de fev. de 2013

ENDODONTIA: ODONTOMETRIA


É através da ODONTOMETRIA que iremos obter o comprimento real do canal radicular e o comprimento real de trabalho, para que desta maneira possamos realizar o tratamento endodôntico dentro dos limites do CDC (Cemento-dentina-canal) 1mm aquém do forame/ápice que é a área de atuação do endodontista.

     ACESSE TODO CONTEÚDO EM PDF A SEGUIR:

DENTÍSTICA I: PREPARO CLASSE II PARA AMÁLGAMA DE PRATA






As lesões classe II são caracterizadas como aquelas que acometem a face proximal de molares e pré-molares, podendo envolver simultaneamente ambas as faces.
No caso descrito o preparo vai ser realizado isoladamente em uma das faces.

Material completo disponível para download: Clique aqui.
11 de fev. de 2013

Dentística I: Restaurações em resina classe I, II e V.


Quando o dente perde estrutura, seja por traumatismo ou por cárie, é necessário repor a estrutura perdida. Entre os materiais restauradores a resina é um dos mais utilizados, podendo restaurar a forma, a cor e a função do dente, além de promover um excelente padrão estético.

O material contém: Etapas da restauração, inserção da resina composta etc.




ACESSE TODO CONTEÚDO EM PDF A SEGUIR:


DENTÍSTICA I: SISTEMAS ADESIVOS

Os procedimentos para obtenção de ADESÃO entre o material restaurador e o substrato dental fazem parte do dia a dia dos profissionais de odontologia, a partir da adesão é possível reforçar a estrutura dental fragilizada, permitindo confeccionar cavidades menores e mais conservadoras, tendo dessa forma maior conservação da estrutura dental sadia.







ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO EM PDF A SEGUIR:

ENDODONTIA I: Oregon modificada (Preparo químico mecânico-PQM)

A técnica de Oregon Modificada é utilizada no preparo químico mecânico dos dentes amplos e retos. O estudo a seguir tem explicando passo-a-passo a realização da técnica, seu objetivo e suas regras.

ACESSE O CONTÚEDO COMPLETO EM PDF A SEGUIR:

10 de fev. de 2013

DENTÍSTICA I: ISOLAMENTO ABSOLUTO DO CAMPO OPERATÓRIO



O Isolamento Absoluto deve ser empregado sempre que possível, pois oferece um ótimo controle de contaminação e umidade o que facilita muito em condutas clínicas que necessitam de um campo seco como nos processos de adesão, deve-se ressaltar também a importância desse tipo de isolamento frente a aspiração e deglutição acidental de resíduos pelos pacientes durante o atendimento.

O material a seguir contém: INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES, MATERIAS PARA EXECUÇÃO DO ISOLAMENTO ABSOLUTO, PASSO A PASSO DA TÉCNICA DE ISOLAMENTO etc.

Arquivo COMPLETO para download CLIQUE AQUI.

TERAPÊUTICA: Receiturário/receita/prescrição.

O receituário é o formulário onde será expressa a receita, que é a fórmula que prescreve um medicamento ou indica a sua composição, um papel contendo as prescrições. A prescrição é o ato ou efeito de prescrever, indicação do uso de medicamentos a um paciente.

O estudo a seguir é sobre receituário/receita/prescrição. Contendo os tipos de receitas, como deve ser usado, os medicamentos a serem usados aos respectivos tipos de receitas etc.





ACESSE O CONTEÚDO COMPLETO A SEGUIR:


DENTÍSTICA I: PREPARO CAVITÁRIO CLASSE I COMPOSTA

 




A cavidade Classe I COMPOSTA é quando há uma extensão da cavidade classe I para a lingual

ou vestibular do elemento, como mostra as figuras acima.


ACESSE TODO O CONTEÚDO EM PDF A SEGUIR:

8 de fev. de 2013

DENTÍSTICA I: Preparo Cavitário Classe I (Para Amálgama)

O preparo cavitário é um tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões dos tecidos duros do dente, assim tendo com que as estruturas remanescentes possam receber uma restauração que as proteja, sendo também resistente e que previna reincidência de cárie.










ACESSE TODO CONTEÚDO EM PDF A SEGUIR:


TERAPÊUTICA: Analgésicos.

 

Os analgésicos são utilizados como primeira escolha no tratamento farmacológico da dor.
 
O estudo a seguir é para conhecer os analgésicos, sua função, seu mecanismo de ação, indicação e contra-indicação e a prescrição do mesmo.




PARA ACESSAR O CONTEÚDO COMPLETO EM PDF, CONTINUE A SEGUIR.